segunda-feira, 19 de abril de 2010

"ILHA"

O primeiro documentário cinematográfico realizado sobre a comunidade de pescadores da Praia de Faro, vai passar na RTP 2 no dia 25 de Abril.


Os autores explicam que "Ilha" é um documento "intimista e plural" que aborda a "autenticidade dos pescadores e o medo de verem as suas casas demolidas pelo Polis Ria Formosa", um programa governamental para requalificar 48 quilómetros de frente costeira desde a Praia de Vale do Lobo até Vila Real de Santo António.

Os realizadores revelam uma comunidade com mais de 100 pessoas distribuídas pelos dois extremos da Praia de Faro, que vivem em total comunhão com a natureza, ao sabor de ventos e marés, mas sem saneamento básico.




"Estas pessoas vivem na e da natureza. São fortes e intensas. Abrem a porta de casa e têm areia. Vivem entre a Ria Formosa e o mar. O trabalho deles é feito num habitat líquido e a vida das pessoas está sintonizada com os ritmos da natureza", conta Mauro Amaral.



Documentário antropológico com 50` de duração, com voz off de José Mário Branco, músicas e textos originais de autores regionais. Emissões garantidas em vários canais de televisão, na RTP2, RTP África, e RTP Internacional, assim como Andaluzes. Irá concorrer a diversos Festivais, nacionais e internacionais.



O documentário foi integralmente filmado na Ilha de Faro entre 2008 e 2009


Realização: Carlos Fraga e Mauro Amaral


Longe de ser uma descrição de fenómenos objectivos, é uma tentativa de inscrição do amor humano no coração das coisas.

Gaston Bachelard





Trailer: http://www.livremeio.pt/pt/verapresentacoes/ilha

RTP2
Dia: 25 de Abril
Hora: 13:00

3 comentários:

  1. Grande documentário!! A nossa ilha já merecia uma bela atribuição de Valor! É linda!

    ResponderEliminar
  2. Foi com grande emoção que vivi aqueles 55m que dura o decumentario sobre a Ilha(Faro).

    Vivo na Ilha por opção com o resto da minha família composta pela minha mulher e três filhos e considero-me um felizardo pois estou no meu paraíso rodeado de pessoas boas de grande coração e respeito por aqueles que dividem a Ilha o ano tudo.

    Para mim viver aqui e voltar as origens o meu bisavô era da Armação do Atum vivia cã tudo o ano, a minha família do lado materno sempre esteve nesta ilha.
    Considero-me um homem do Mar e onde me sinto bem, deste os 10 anos de idade que faço surf e agora a minha actividade principal e desenvolvida nesta Ilha.

    Onde me sinto bem e no meio das ondas, dentro de um barco, ou com amigos de longa data rodeado de mar por todos os lados.

    Gostava sinceramente de poder criar os meus filhos neste ambiente puro e de liberdade para eles como eu darem o valor que e ter uma qualidade de vida acima da media e que dinheiro nenhum pode comprar, sim e verdade vivo numa casa modesta mas que tem os confortos que nos precisamos para viver e ser felizes.

    Não me tirem a minha Ilha, não destruam o meu lar.

    Manuel Mestre

    ResponderEliminar
  3. Adorei o documentário! Já merecíamos algo assim! A nossa "ilha" é uma preciosidade, é um privilégio tê-la mesmo aqui. É linda!
    O Mauro Amaral e a sua equipa estão de parabéns e a verdade é que todos fazem a ilha e não há que prejudicar quem realmente vive a ilha... seja a viver, a trabalhar ou a... sobreviver!
    Como diria um pescador... " O meu coração bate aqui..."
    Susana X.

    ResponderEliminar