terça-feira, 23 de março de 2010

Limpar Portugal - Praia de Faro - Ilhotes

Os coordenadores da acção "Limpar Portugal" em Faro mostraram-se satisfeitos com o trabalho realizado por cerca de 700 voluntários, que removeram lixo acumulado em vários pontos do concelho, como a Praia de Faro e Ilhotes.

"Os objectivos foram cumpridos. Conseguimos recolher grande parte dos pontos de lixo que tínhamos identificado e ainda descobrimos muitos mais que não estavam referenciados", afirmou à Lusa Artur Gregório, antropólogo e um dos coordenadores locais da acção.


























































Com a acção de dia 20, que se realizou em todo o país, "os portugueses demonstraram que conseguem fazer mais do que torcer pelo futebol e juntaram-se para fazer coisas pelo ambiente, pela solidariedade, coisas muito positivas".

"As pessoas empenham-se, envolvem-se e conseguem fazer coisas como estas. Reunimos aqui centenas de pessoas com um único objectivo: o de Limpar Portugal", sublinhou Artur Gregório.



































































Entre os voluntários de hoje esteve o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, que foi dos primeiros a ir para o terreno, ainda os coordenadores indicavam aos participantes onde iriam fazer a recolha de lixo.

"É uma acção de grande mérito, colocar milhares de pessoas a colaborar de forma voluntária na limpeza das matas e das zonas envolventes das cidades. É uma iniciativa que vem de grupos espontâneos da população, tendo por base uma ideia muito boa, desenvolvida na Estónia", afirmou o autarca.

"Estou convencido de que se vão limpar muitas dezenas de toneladas de resíduos nos vários pontos deste concelho, e a nível de Portugal serão milhões de toneladas que se retiram das matas, dos campos. É uma iniciativa louvável, que teremos de repetir até que a consciência cívica dos cidadãos seja tão exemplar que não seja necessário fazer isto", defendeu.



































































































"o país ganhou cem mil novos vigilantes da natureza".
Quem participou na acção reconhece a justeza desta afirmação. A indignação que todos sentiram perante o estado calamitoso doterritório, atulhado de lixo, contribuiu, sem dúvida, para ampliar aconsciência da necessidade de proteger a terra que é nossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário